domingo, janeiro 13, 2008

Falemos de trabalho...

Gostamos todos muito de aproveitar a vida. Gostamos todos muito de viver o essencial da vida e de evitar o supérfluo. Olhando em redor é fácil encontrar o mundo de gente que se queixa do excesso de trabalho. Tudo trabalha demais; e na realidade tudo gosta do conforto de trabalhar demais. Dá conforto a quantidade extra de notas na carteira e dá conforto a falta de tempo e a monotonia causada pelo bulir do dia-a-dia e do ritmo casa-trabalho, trabalho-casa.

E digo isto em paz... Já trabalhei muito e por isso ganhei também muito. Felizmente por pouco tempo. Recentemente mudei a minha vida profissional. Informei a entidade patronal de que não pretendia renovar o meu contrato. Procurei novo emprego e estou de novo a trabalhar. Ganho menos. Trabalho menos. Chateio-me menos. Não estou ainda satisfeito. Preciso de ganhar ainda menos e de trabalhar menos. Preciso de focar a mente no que é essencial. O equilibrio entre contas a pagar e felicidade é algo dificil mas tenho a certeza que não se traduz numa escalão de 18% no IRS.

De certo modo dá algum conforto ouvir o mundo; nesses tempos em que trabalhei muito, um belo dia, um colega de trabalho queixou-se da chatice que era ter que fazer a noite e trabalhar o dia inteiro a seguir. Outro colega de imediato disparou uma proposta de troca. E a resposta surgiu num sussurro de silêncio - vil metal. Dá um certo conforto ouvir o mundo. E faz sorrir.

Imagem retirada de Puro Veneno

.

7 comentários:

redonda disse...

Será que o Peluxeu está de volta?
Hoje escrevi sobre este blog pensando que estava parado e agora lembrei-me de vir espreitar.
...
Eu penso que seria bom trabalhar menos e ganhar mais...

Cláudio disse...

Sem compromissos, parece que o Peluxeu lá se convenceu a fazer umas aparições de quando em quando... ;)

ze disse...

E eu atiro a questão de volta, será que seria bom trabalhar menos e ganhar mais? Seria algo sentido como bom, sem dúvida. Mas e depois, o que fariamos com o tempo e com o dinheiro ganho? Como seria viver sem a corrida?

Cláudio disse...

Eu que ainda não tive a experiência da corrida acho que passaria bem sem ela... Teria inúmeras outras coisas em que investir o tempo :)

Paula disse...

Eheheheh... sem dúvida... é absolutamente chato, não aborrecido, raios partam é chato mesmo, ter mais que fazer que trabalhar e o trabalho estar sempre em primeiro lugar, e não ter tempo para o que gostaríamos... Mas também digo que já não conseguiria não trabalhar e não digo mais nada...

ze disse...

Hum. Penso. Voltarei à questão com mais afinco. Há que esperar

redonda disse...

Teríamos mais tempo para gastar o dinheiro a mais :) e poderíamos continuar a viver com uma corrida mais pequenina :)